segunda-feira, 17 de junho de 2013

Bolo Maravilhoso!!!

Fiz esse bolo hoje, ele é simplesmente maravilhoso, na receita está escrito "bolo", mas acho que ele se encaixa mais na categoria "torta".


BOLO DE DAMASCO E AMÊNDOAS
PREPARO: Médio | DIFICULDADE: Moderada
RENDIMENTO: 12 porções | CALORIAS: 183 kcal
. 125 g de amêndoas inteiras e cruas
. 125 g de damascos secos
. 100 g de açúcar
. Suco e raspas de 1/2 limão
. 1 colher (chá) de canela em pó
. 1 pitada cravo em pó
. 1 pitada de noz-moscada
. 4 ovos separados
. 1 pitada de sal
. Açúcar de confeiteiro, geleia de damasco e amêndoas em lâminas para decorar
Preaqueça o forno a 160 ºC. Distribua as amêndoas inteiras em uma assadeira, leve-as ao forno para dourar. Sacuda a forma de vez em quando e não deixe queimar. Retire do forno e deixe esfriar.
Unte com manteiga uma forma de aro removível, polvilhe com o açúcar e reserve.
Ponha no processador as amêndoas torradas, 25 g do açúcar e o damasco seco. Processe até os ingredientes ficarem bem moídos.
Transfira para uma tigela e adicione as raspas de limão, a canela, o cravo e a noz-moscada. Reserve. Bata em velocidade rápida as gemas com 50 g de açúcar, até obter uma massa clara e fofa. Reserve.
Em outro recipiente, bata as claras em neve com o sal e o suco de limão. Adicione aos poucos 25 g restantes de açúcar e bata até obter as claras em neve bem firme e brilhante, mas sem ressecar.
Incorpore as claras em neve à mistura das gemas mexendo delicadamente. Junte a mistura de damasco e amêndoas com a mistura anterior.
Despeje a massa na forma que você preparou e asse em forno preaquecido a 180 °C até o bolo ficar dourado e, ao enfiar um palito, ele saia limpo.
Retire do forno e deixe protegido do vento até esfriar.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro e decore com a geleia de damasco e as amêndoas laminadas.

fonte: http://mdemulher.abril.com.br/blogs/na-medida-certa/receitas/bolo-de-damasco-e-amendoas-um-bolo-com-cara-de-festa/

Um comentário: