segunda-feira, 23 de julho de 2012

Chá de pimenta infalivel para gripe, bronquite e asma

Inventei esse chá em um momento "desespero total", estava em uma crise de bronquite e já estava cansada de ser internada ( porque tenho arritmia e remédio pra bronquite agrava a arritmia, então toda vez que tinha crise de bronquite, eu era internada em uma UTI para ser medicada...águas passadas), fui até a geladeira e peguei tudo o que tinha lá dentro (literalmente), fiz um chá que passei a chamá-lo de "chá de pimenta" e acreditem ou não nunca mais tive uma crise de bronquite e isso já tem 4 anos, sempre que sinto que a gripe vem chegando ou uma dorzinha de garganta, corro pra geladeira.


Receita:
Em uma panela coloque açucar, gengibre, cravo, canela e uma pimenta grande dedo-de-moça, leve ao fogo para caramelizar, quando estiver caramelizado acrescento frutas diversas, quanto mais variedade melhor.
Geralmente acrescento maçã, laranja, limão, goiaba,maracujá,  abacaxi, morango, uva, romã. Gosto também (quando tem) de colocar hibisco, cardamomo, anis. Depois de acrescentar as frutas, coloco água quente, pois quanto menos ferver, mais manterá os nutrientes das frutas, então assim que levantar fervura, deixo mais uns dois minutos, desligo e bebo bem quente e o melhor de tudo...é uma delicia!!



Pimenta: É um  tempero que descongestiona as vias aéreas e dissolve as secreções.

maçã-Previne a infeção da garganta.
"Na limpeza do trato vocal, são indicados a maçã, que por sua propriedade adstringente auxilia a limpeza da boca e da faringe, favorecendo uma voz com melhor ressonância."
 
romã-O chá de romã é muito eficiente para inflamações nas mucosas bucais e da faringe, pois possui propriedades anti-sépticas e antiinflamatórias que combatem os microorganismos que podem ser os causadores da garganta inflamada e diminuem os seus sintomas, como a dor e o mau hálito característicos.
 
abacaxi-Ajuda a expelir secreções e é expectorante.
 
goiaba-Conhecida por ter muita vitamina C, apresentando a goiaba vermelha níveis dessa vitamina de 4 a 5 vezes superiores aos da laranja, possui quantidades razoáveis de vitaminas A e do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro
Em etnofarmacologia é usada para diarreias na infância. O chá, em bochechos e gargarejos, é usado para inflamações da boca e da garganta ou em lavagens de úlceras e na leucorréia.
 
gengibre-O gengibre é utilizado para tratamento de náuseas, vômito, dor de cabeça, congestão do peito, cólera, gripe, diarreia, dor de estômago, reumatismo e doenças nervosas. Essa planta é um excelente remédio para inflamação da garganta, asma, bronquite, além de ser excelente no combate ao câncer.
O gengibre pode ser utilizado como antibiótico, além de possuir componentes que tratam a depressão. Os extratos de gengibre estimulam os centros vasomotor e respiratório.

morango-A fruta é uma boa fonte de vitamina C e age contra infecções, doenças cardíacas e pedras nos rins.

4 comentários:

  1. Isso é inspiração divina provavelmente de seu anjo da guarda. Obrigado por compartilhar

    ResponderExcluir
  2. Quantas vezes tomamos juntos esse chá. Vc dizia que curava quase tudo.

    ResponderExcluir