quarta-feira, 4 de julho de 2012

Alho negro


O bulbo comum, fermentado e envelhecido, perde o sabor ardido, recebe cor e começa a chegar às mesas de restaurantes brasileiros.
A coloração negra do alho é obtida por meio do controle de temperatura e umidade em estufa.


Doce, frutado e macio. Quem diria que essas seriam qualidades atribuídas a um alho? Um processo originário do Oriente para fermentação e envelhecimento do bulbo comum (Allium sativum) traz nova cor à mesa. Com casca dourada e dentes escuros, pode levar a pensar que foi queimado ou está apodrecido. Mas, tal como vinho, o alho negro fica ainda melhor com o passar do tempo quando se tomam alguns cuidados.

A história faz segredo sobre a procedência da técnica de preparo do alho negro, assim como fazem aqueles que dominam o processo. O que se sabe, no entanto, é que coreanos e japoneses disputam o posto de criadores da iguaria. Na Coreia, foi introduzido como suplemento na dieta por conter alto teor de antioxidantes, substâncias benéficas à saúde. Na internet, há referências sobre um pesquisador japonês que teria “inventado” o tal alho em 2005. E foi justamente no Japão que o famoso chef espanhol Ferran Adrià o teria provado pela primeira vez, em 2007. De concreto mesmo, somente há a certeza de que o ingrediente é novo tanto para os orientais quanto para os ocidentais e que só agora, atraindo os olhares do mundo, escreve seu primeiro capítulo.
fonte:http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI170405-18292,00-ALHO+NEGRO+TRAZ+NOVA+COR+A+GASTRONOMIA.html

Mas eu diria que o segredo fica por conta de outros, porque no meu caso adoro fofocar e vou contar tudinho como fiz em casa o meu delicioso alho negro.
Depois de ler essa materia no site globo rural me interessei demais pelo assunto e comecei insistentemente desvendar os segredos do alho negro, pesquisei em sites americanos,  coreanos e japoneses e foi nos sites coreanos que obtive maior sucesso, eles descreviam o processo caseiro feito em panela eletrica de arroz, na maioria das experiências caseiras eles reclamavam que não conseguiam obter a textura macia que deve ter o alho negro, então veio a questão; como manter a umidade dentro de uma panela elétrica? Pesquisei mais um pouco e descobri que no processo original eles usavam agua das geleiras, barris de carvalho antigos(antes usados para envelhecer vinhos) enterrados na terra. Mas voltemos a realidade  e a modernidade e falemos mais da panela elétrica.




Receita:Primeiro convença seu marido que você precisa muito comprar uma panela elétrica de arroz( no meu caso não precisei insistir muito, ultimamente ele está um amor...faz todas as minhas vontades)
- escolha  cabeças de alho de bom tamanho e com boas camadas de casca
- agua mineral
- papel manteiga
-papel aluminio
e muita paciência e nariz tampado.

Mergulhe as cabeças de alho em agua mineral, deixe por 10 minutos e tire, forre a panela com papel aluminio e depois com papel manteiga, deixe sobrar dos dois papeis, pois você terá que cobrir o alho,
ajeite o alho dentro da panela, de forma que não amassem quando estiverem fermentando, consegui arrumar duas camadas( + ou - 8 cabeças, minha panela é pequena), feche o papel manteiga e depois o aluminio, feche a tampa e vede a abertura do vapor com fita crepe  e deixe num local arejado, de preferencia fora de casa, porque nos primeiros dias o cheiro é bem forte. Deixe a panela ligada no modo aquecer. Aguns dizem que fica pronto em 40 dias, outros dizem em 21 dias o meu ficou pronto em 10 dias, deixei a panela ligada dia e noite. O resultado foi esse aí de cima, ouve uma diferença de textura entre o que ficou embaixo e o que ficou em cima, o que ficou embaixo (esquerda) ficou mais cremoso e com um gosto um pouco menos adocicado e o da direita que ficou na camada de cima ficou com uma textura um pouco mais firme , mas o sabor ficou muito melhor, então acredito que para conseguir um meio termo, devo no meio do processo colocar os de baixo para cima e vice-versa. Quando estiverem prontos, retire da panela e deixe repousar por umas 5 horas, depois coloque em embalagem hermetica e mantenha em refrigeração por até 3 meses. Para preparar suas receitas, use sua imaginação e não esqueça de compartilhá- las  com o blog.



O meu alho negro está ficando cada dia melhor, acho que mesmo na geladeira ele continua o processo.

2 comentários:

  1. Adriana eu simplesmente ameeeeeeeeeeei a dica da panela eletrica... Nossa vou tentar amanhã mesmo!!! Estou muuuuuito curiosa ora experimentar e pode deixar que compartilho tudinho com vc assim que der certo... Bjus

    ResponderExcluir
  2. Lembra? Tive que comprar a panela elétrica pra vc fazer. ..

    ResponderExcluir